Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Com controle de fluxo de turistas, Monte Verde já recebeu mais de 48 mil visitantes durante a pandemia

camanducaia-2

A pandemia do novo coronavírus mudou o cenário das cidades brasileiras, principalmente daquelas que sobrevivem do turismo. Este é o caso de Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais. Depois de aproximadamente 70 dias fechado, o distrito criou um sistema de controle para receber os visitantes. O modelo deu certo e serviu de inspiração por outras cidades turísticas, como Campos do Jordão (SP) e Ilha Bela (SP).

Monte Verde voltou a receber turistas no dia 1º de junho, mas foi no dia 4 que o sistema de controle foi implantado. A ideia surgiu a partir da Secretaria de Turismo, em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move), e baseia-se em controlar a taxa de ocupação das hospedagens e casas de aluguel por meio de um sistema interno de reservas, criado exclusivamente para o distrito.

“Eu fiquei pensando em como poderia ser feito este controle. Nós não temos uma grande quantidade de fiscais, então era muito importante que a gente tivesse um sistema que conseguisse realmente controlar a porcentagem da capacidade de ocupação das hospedagens e casas de aluguel. Então me lembrei do controle de entrada e saída de estacionamentos. Percebi que isto dava para ser feito aqui no distrito, porque temos duas entradas. Então, a gente consegue fazer a entrada dos turistas direto pelo portal da cidade ”, explicou a secretária de Turismo, Carolina Cerrato Tuller.

Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas — Foto: Daniela Ayres/G1

Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas — Foto: Daniela Ayres/G1

Segundo a presidente da Move, Rebecca Wagner, as reservas continuam sendo feitas de acordo com a preferência do turista. O que muda é o trabalho dos estabelecimentos. Eles devem cadastrar as reservas com as informações do hóspede, em um sistema único da secretaria de turismo. É por meio dele que é feito o controle dos visitantes.

“Os estabelecimentos de hospedagem devem cadastrar as reservas com algumas informações do turista, como o nome, a placa do carro, a quantidade de pessoas e as datas de check-in e check-out. Dessa forma, para entrar no distrito, além de medir a temperatura corporal, o visitante tem que informar o CPF, para que a vigilância possa checar no sistema a confirmação da reserva”, explicou.

Conforme os dados divulgados pela secretaria de Turismo, desde a implantação deste novo sistema, mais de 48 mil pessoas visitaram o distrito. Ainda de acordo com Carolina, além do novo sistema, algumas regras foram criadas para evitar aglomeração.

De segunda a quinta-feira, o distrito só recebe a visita dos chamados turistas de passagem, que são aqueles que visitam a cidade por apenas um dia. Já nas sextas, sábados, domingos e feriados, a entrada só é permitida para quem possui reserva em alguma hospedagem.

“Os turistas estão vindo para cá porque eles se sentem seguros. Eles já sabem desse controle que a gente faz. Já aconteceu de turistas quererem ficar por mais tempo e não ter espaço. Se chega no limite, a hospedagem não consegue mais fazer reserva. Nós não pode ficar nenhum período com a capacidade acima do permitido pelo decreto, que é 50% da capacidade total”, explicou Carolina.

O projeto inspirou outras cidades do Brasil, como São Tomé das Letras (MG), Campos do Jordão, Serra Negra (SP), Ilha Bela e até o ministro do Turismo, que visitou Camanducaia em julho deste ano. A expectativa é que pós-pandemia, este sistema de controle vire um “observatório de turismo” e seja utilizado para melhorar a experiência dos visitantes de Monte Verde.

Mais de 48 mil turistas visitaram Monte Verde durante a pandemia de Covid-19. — Foto: Divulgação/Pousada Mirante da Colina

Mais de 48 mil turistas visitaram Monte Verde durante a pandemia de Covid-19. — Foto: Divulgação/Pousada Mirante da Colina

Pandemia em Camanducaia

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o município de Camanducaia registra 360 casos de Covid-19 e 5 mortes. Já de acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, eram 381 casos confirmados, sendo 51 no distrito de Monte Verde.

Mesmo reaberto para o turismo, excursões ainda não estão permitidas no distrito. As trilhas também estão fechadas, com exceção da Pedra Redonda, que é de propriedade particular. Todas as medidas preventivas contra a Covid-19 também foram implementadas.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais