Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Centro de síndrome gripal registra casos positivos em 33% dos pacientes testados

0305202112203702

A Prefeitura de São Lourenço divulgou nesta segunda-feira (3) que 33% dos pacientes que realizaram testes de Covid-19 no Centro de Apoio às Pessoas com Síndromes Gripais, em um período de oito dias, tiveram resultados positivos para a doença. Conforme a administração municipal, o número compreende às pessoas que procuraram atendimento na unidade entre os dias 23 e 30 de abril.

Segundo a prefeitura, durante este período, foram realizados 425 testes e cerca de 33% deram positivo. A administração municipal destacou que o PCR Antígeno foi o mais indicado pelos médicos, sendo que foram testadas 234 pessoas com ele. O Teste tápido foi indicado 65 vezes. Já o RT PCR foi realizado em 126 pacientes.

De acordo com a diretora de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora do Centro, Gislene Nogueira, a realização de exames que identificam a Covid-19 em poucos minutos permite uma ação mais imediata para conter a disseminação do vírus.

“Quando é identificado o paciente com a Covid-19, logo são propostas ações como o isolamento da pessoa e é realizada uma busca ativa dos contatos”, destacou a secretária de Saúde.

A prefeitura explicou que no centro são disponibilizados três tipos de testes que são indicados pelo médico plantonista após consulta. Os exames são o PCR Antígeno, RT PCR e o Teste Rápido.

“O PCR antígeno apresenta o resultado em até 20 minutos e é utilizado para pessoas entre os terceiros e sétimos dias de sintoma. O RT PCR também indicado para pessoas entre os terceiros e sétimos dias de sintomas, mas não tem o resultado imediato. Por último, o Teste Rápido IgM/IgG que é utilizado após 14º dia de sintoma e tem o resultado em 15 minutos”, explicou a prefeitura.

Mais de 500 atendimentos

O Centro de Apoio às Pessoas com Síndromes Gripais iniciou os atendimentos na cidade no dia 23 de abril. Segundo a prefeitura, até a sexta-feira (30), a unidade já havia realizado atendimento de 555 pessoas.

O objetivo da unidade, de acordo com a administração municipal, é ampliar a testagem da população para a Covid-19. O centro também é um suporte ao atendimento de síndromes gripais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Com o atendimento às pessoas menos graves, a UPA fica focada em atender somente os casos mais graves. Os pacientes já com dificuldade de respirar, por exemplo, devem procurar diretamente a UPA, pois a unidade hospitalar possui mais recursos para atender essa gravidade de caso. O Centro tem estrutura para atender somente pacientes de baixa complexidade”, explicou a diretora.

Covid-19 em São Lourenço

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, São Lourenço contabiliza 3.648 casos positivos de Covid-19, sendo 79 mortes em decorrência da doença.

 Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais