Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Baixa de 2 anos no Lago de Furnas faz preço da tilápia ficar mais caro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A tilápia, principal peixe produzido e consumido no Sul de Minas, está 30% mais cara neste ano. O motivo é que faltam peixes nos criatórios. A explicação para a baixa produção está justamente no Lago de Furnas. Em 2014, o lago enfrentou uma seca, que se repetiu no ano seguinte. Em 2015, o nível do reservatório atingiu apenas 10% do volume total da represa. No ano passado, mais problemas: a água voltou, mas com pouco oxigênio, o que causou a morte de peixes.

Quem está procurando o peixe não está encontrando. “Não tem peixe realmente, nós estamos tendo que dispensar os compradores e eles estão desesperados, porque não tem mais aonde arrumar o peixe para oferecer para o consumidor final”, disse a psicultora Michelle Cristina de Oliveira.

Segundo produtores, os peixes ainda estão miudos e ainda não estão prontos para o consumo. Além do tamanho, a produção também está menor. Alguns produtores, que já chegaram a produzir até 80 toneladas do peixe, hoje estão vendo a produção cair para apenas seis toneladas.

Segundo a Associação de Piscicultores de Alfenas (MG), o prejuízo foi grande, já que a produção caiu em 60%. Para tentar diminuir os prejuízos, alguns produtores estão mudando a forma de se criar peixes.

“Procuramos colocar menos peixes nos tanques, pra com isso ganhar tempo no desenvolvimento do peixe, para ter o peixe agora na quaresma”, disse o psicultor Cloves Antônio de Souza.

Para tentar driblar o preço da tilápia, tem consumidor trocando o peixe por outro.

“Eu optei por outro peixe que é o curimba, que está mais em conta e daí dá pra levar uns dois grandes”, disse a dona de casa Lizete Casano Paulino.

produzpeixes

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais