Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Após queda no registro de novos casos de Covid-19, professor de epidemiologia pede cautela

acervo-df2-teste-rapido-luciana-frame-1275

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde apontaram queda em novos casos da Covid-19 em Varginha (MG). Apesar do bom resultado desta semana, o professor de epidemiologia da Unifenas, Vinicio Rocha, afirma que os números precisam ser vistos com cautela e alertou para a redução da testagem da população.

Segundo o Estado, foram 299 confirmações nesta semana contra 453 da semana anterior. Para o professor, do ponto de vista epidemiológico é preciso ser cauteloso, uma vez que os dados podem indicar uma queda nas testagens.

“É sabido que faltaram testes na cidade nas últimas semanas. Com menos pessoas testadas, o número de casos confirmados tende a cair artificialmente. Chamamos Isto de víeis de baixa testagem que ‘joga’ a incidência para baixo”, afirmou o professor.

Segundo o professor, entre os dias 20 e 27 de março foram realizados 1.207 testes. Valor inferior à semana anterior, quando foram realizados 1.308 testes. Portanto, 101 exames a menos.

Ainda de acordo com o professor, o melhor termômetro é observar o número de pessoas com síndrome gripal e de internações por síndrome respiratória aguda. Segundo dados divulgados pela prefeitura, há 38.714 registros de síndrome gripal.

“Estes dados apontam para um tensionamento crescente da rede hospitalar que obriga os municípios a abrirem novos leitos. É preciso reforçar que esta abertura é autolimitada pelo número disponível de equipamentos, respiradores, profissionais capacitados e insumos como medicamentos e oxigênio”, alertou o professor.

O professor também alerta para a taxa de ocupação dos leitos dos hospitais na cidade. Segundo dados da prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto para Covid-19 está em 97,86%. Já para os outros leitos de UTI, a taxa é de 84,95%.

“Um alerta importante é que mais leitos sejam necessários. Estudos mostram que mais de 80% dos pacientes com Covid-19 que necessitam de ventilação mecânica vêm a óbito. Esta alta mortalidade hospitalar se deve às UTI’s sobrecarregadas, Unidade de Pronto Atendimento sem condições de prestarem cuidado efetivo, profissionais com pouca experiência em intubação, esgotamento mental das equipes. Além da falta de equipamentos e insumos e a quebra de protocolos de boas práticas”, explicou.

Varginha registrou queda nos novos casos de Covid-19, segundo a SES-MG — Foto: Divulgação/Prefeitura de Varginha, MG

Varginha registrou queda nos novos casos de Covid-19, segundo a SES-MG — Foto: Divulgação/Prefeitura de Varginha, MG

Fora da onda e ação

A Prefeitura de Varginha informou que não iria aderir à onda roxa do Minas Consciente no dia 16 de março, data em que a fase mais restritiva do plano estadual teve início e foi imposta para todos os municípios mineiros.

A administração municipal publicou três decretos próprios neste período, com medidas restritivas elaboradas pelo comitê da Covid-19 da cidade. O último documento foi emitido na quinta-feira (25), com novas imposições para restringir o comércio local.

O Governo de Minas entrou com uma ação civil pública contra a prefeitura por conta da cidade não ter aderido à fase mais restritiva do plano. A ação pedia para que o município seguisse a onda roxa do programa Minas Consciente, sob multa diária de R$ 500 mil. A ação dependia de decisão do juiz de Varginha, o que ocorreu nesta sexta-feira (26). A ação foi negada.

 Neste sábado (27), o Tribunal de Justiça determinou em 2ª instância que Varginha (MG) siga a onda roxa do programa Minas Consciente. Até o momento desta publicação, a prefeitura não havia se pronunciado sobre a decisão da Justiça.

Covid-19 em Varginha

Segundo boletim divulgado pela prefeitura, Varginha possui 7.537 casos confirmados de Covid-19, sendo 146 óbitos.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais