Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Análise da curvatura da Terra: experimento da Ufla conta com participantes espalhados pelo mundo

whatsapp-image-2021-08-06-at-08-14-04

Diferentes teorias sobre o formato do Planeta Terra ainda rodeiam a internet. Cientistas astrônomos afirmam a terra ter o formato redondo, enquanto pessoas refutam e defendem ela ser plana. Por isso, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) fará um novo experimento nesta sexta (6) e sábado (7) para determinar a curvatura da terra.

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode participar do experimento. É preciso apenas enviar uma imagem de um objeto na posição vertical que mostre a sombra que ele projetar.

Ufla faz experimento para determinar curvatura da Terra; pessoas de qualquer lugar do mundo podem participar — Foto: Universidade Federal de Lavras

Ufla faz experimento para determinar curvatura da Terra; pessoas de qualquer lugar do mundo podem participar — Foto: Universidade Federal de Lavras

A professora Karen Luz Burgoa Rosso, explicou ao G1 que a ideia do experimento surgiu após um convite aos profissionais da coordenação de divulgação científica da universidade, para participarem de um livro contra o negacionismo.

“Eles nos oferecem trabalhar sobre a terra plana. O outro professor, José Alberto Casto Nogales Vera, que também está a frente do estudo, propôs o estudo em cima da teoria de Eratóstenes, que comprovou o fato da terra não ser plana há cerca de dois mil anos. Eu propus a ideia de envolver diversas pessoas para ter dados de várias regiões da Terra sobre a curvatura da mesma”, explica Karen.

Após o envio das imagens dos participantes, os pesquisadores farão a análise dos dados. Em seguida, será feito um evento remoto com o público para compartilhar os resultados referentes à forma do planeta. Os participantes receberão certificado.

“Não queremos que as pessoas se baseiem em apenas estudos de professores e científicos, e sim, que elas próprias consigam entender na prática como chagamos à esta conclusão”, explica professor José Nogales ao G1.

Ele afirma ser um experimento enriquecedor para a educação. “É uma ação para a cidadania entender como funciona a natureza através de um método científico. Será interessante para todos conseguirem participar e entender este processo”, explica Nogales.

Além de Lavras e região, o estudo já conta com participantes de diversos lugares do país e até mesmo fora do Brasil, compartilham os idealizadores do estudo.

As experiências serão divulgadas no e-book ‘Dossiê contra o negacionismo da ciência – A importância do conhecimento científico’, que será publicada publicado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em parceria com a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). A Ufla, como instituição membro da RMCC, será responsável pelo capítulo que irá relatar o experimento sobre a curvatura da Terra.

Experimentos futuros

Em entrevista, idealizadores comentam já ser possível ver o planeta Vênus como uma estrela brilhante ao entardecer. Em pouco tempo, será possível ver Júpiter também, o que será utilizado em novos estudos da universidade

Outro experimento que vem sendo pensado, é a análise da Terra se movendo em seu próprio eixo. Todos estudos serão feitos forma coletiva com o objetivo de se aprofundar no sistema solar.

“Todas essas ações são de educação científica popular. O objetivo é divulgar a forma de pensar da ciência, que é uma poderosa ferramenta para entender a natureza e sociedade”, finaliza Nogales.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais