Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Alfenas monitora grávidas que foram imunizadas com doses de AstraZeneca

astrazeneca

A Secretaria de Saúde de Alfenas vai monitorar 11 grávidas que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca contra Covid-19. A medida foi tomada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão do imunizante da Fiocruz em mulheres grávidas ou que acabaram de ter filho.

“Nós vacinamos 11 gestantes com comorbidades e tomamos a decisão de já monitorá-las. Estamos entrando em contato com todas, para fazer a monitoração de possíveis eventos adversos. Até o momento, tivemos uma gestante com febre alta como único efeito adverso até o momento”, explicou Tatiane Barbosa, que é responsável pelo setor de imunização de Alfenas.

A suspensão do uso do imunizante foi feito na terça-feira (11). Incialmente a Anvisa disse que não houve nenhum evento adverso, mas o Ministério da Saúde destacou, na tarde do mesmo dia, que a agência tomou a medida após um acidente vascular cerebral hemorrágico que resultou em óbito fetal e da gestante de 35 anos.

O Ministério da Saúde acatou a recomendação da Anvisa e suspendeu o uso da AstraZeneca em gestantes e mulheres que tiveram filho há menos de dois meses. A vacinação pra elas por enquanto, apenas as que possuem comorbidades, deve ser feita com doses dos outros imunizantes aprovados no país: Pfizer e CoronaVac.

A vacina da Pfizer ainda está represada nas capitais do brasil, porque precisa ser armazenada em superfreezers. E o Butantan, que faz a CoronaVac no Brasil, reclama da falta de insumos para mais doses. Os que foram encaminhadas pelo ministério da saúde não têm atendido os grupos anteriores na lista dos prioritários.

A notícia da suspensão da vacina deixou Ana Cláudia, grávida de nove meses, apreensiva. Ela já tinha sido imunizada em alfenas com a primeira dose da Astrazeneca.

“Estou tensa, posso confirmar que estou preocupada porque ainda não foi feito um procedimento. Tive calafrios e dor no local da injeção [como reação]”, disse a balconista.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), não existem registros de eventos adversos com grávidas imunizadas com doses da vacina AstraZeneca no estado.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais