Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Monte Verde enfrenta primeira alta temporada sem turistas diante de pandemia

dsc-0287

O distrito de Monte Verde, pertencente à cidade de Camanducaia (MG), é um importante destino turístico de serra, sendo este o principal meio de renda local. Com a chegada dos meses mais frios, o local enfrenta a pandemia de coronavírus sem turistas pela primeira vez em alta temporada, para evitar contágios.

“Em nossa alta temporada temos sempre uma grande quantidade de pessoas nas ruas, curtindo nosso frio, nossas paisagens, a gastronomia. Ver o distrito assim, vazio, é de cortar o coração”, lamenta Carolina Cerrato Tuller, secretária de turismo.

No ano de 2019, o distrito recebeu aproximadamente 500 mil turistas e os meios de hospedagem passam de cinco mil leitos. A alta temporada, que acontece de maio até agosto, é responsável por 60% das visitações anuais.

Com isso Monte Verde está sofrendo com a paralisação, como explica Rebecca Wagner, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Move, Agência de desenvolvimento de Monte Verde e Região.

“No momento que estamos vivendo, acreditamos que chegaremos a uma queda de 60% no faturamento do ano, isso se retomarmos nossa atividade até junho. Ainda não conseguimos definir o impacto local, mas tivemos empresas fechando, demissões e suspensões de contratos.”

Eleito um dos dez locais mais acolhedores do mundo, por uma pesquisa de uma plataforma online, Monte Verde recebe durante o inverno mais turistas do que o número que possui de habitantes. Apesar da relevância turística, o distrito proibiu a entrada de visitantes logo no início da pandemia, para evitar casos.

“Entendemos que sacrificamos o turismo em prol da saúde da população em geral, mas também acredito que assim talvez consigamos salvar parte da nossa alta temporada. Os empresários estão nos apoiando em nossas ações, para que possamos, mais rápido, retomar as atividades se não deixarmos essa contaminação chegar aqui”, contou Carolina Cerrato.

O decreto de proibição de entrada de turistas está previsto para terminar no dia 10 de maio, porém a abertura só será realizada diante de uma avaliação da situação.

“Já estamos trabalhando para quando reabrirmos, de forma parcial, gradual e segura. Estamos estudando procedimentos por área, a Move fará cartilhas e a prefeitura vídeos explicativos, para que assim todos estejam treinados com os procedimentos de proteção”, explica a secretaria de turismo.

Todas as ações e decretos do município de Camanducaia (MG) e do distrito de Monte Verde estão sendo divulgados no Instagram oficial da Secretaria de Turismo.

Manutenção e cuidados

Com o distrito vazio, a partir de uma ideia entre amigos, a população decidiu aproveitar a oportunidade para cuidar das ruas, praças e jardins. Além da prefeitura, a iniciativa já conta com a ajuda de vários voluntários e 19 artistas que estão auxiliando nas pinturas.

“Começou com a reforma das floreiras da Avenida Monte Verde, assim surgiu o projeto: “Monte Verde e o Bauer – a história espalha flores pela avenida”. Tudo para deixar a Avenida ainda mais bonita e aconchegante para receber os visitantes, essa ideia aqueceu os corações de toda comunidade”, disse Rebecca Wagner.

Além das trocas das flores e pinturas dos bancos, os postes de luz serão trocados, o termômetro e o coreto também receberão tratamento.

Sem turistas, grupos se reuniram para manutenção de praças em Monte Verde — Foto: Move (Agência de desenvolvimento de Monte Verde e Região)

Fonte: G1

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais