Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Extrema incentiva leitura em casa para evitar contaminações de idosos pela Covid-19

105997496-3359506464081707-2670988699909532954-o

Cidade com mais casos de coronavírus no Sul de Minas, Extrema (MG) iniciou série de ações culturais para contribuir com o isolamento social e manter as pessoas em casa. O último dos projetos lançados visa incentivar a leitura e a prefeitura oferece entrega de livros, sem custos, na casa de habitantes com mais de 60 anos.

De acordo com a Secretaria de Cultura de Extrema, a Biblioteca Pública Municipal disponibiliza livros para leitores da terceira idade com entrega a domicílio. A prefeitura explica que, desta forma, os idosos, que pertencem a um dos grupos de risco da Covid-19, não precisam sair de casa e, ao mesmo tempo, podem manter o hábito da leitura.

Reserva direto na biblioteca

Para solicitar o empréstimo de livros, a administração municipal aponta que a biblioteca pesquisa o interesse de cada idoso em receber o material, registrando os títulos informados ou apenas os assuntos que lhes agradam. A partir daí, são levados para a casa deles de dois a quatro títulos emprestados.

“Seguindo orientação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, que coordena as ações de todas as bibliotecas do Estado, o idoso que recebe os livros é avisado de que deverá esperar 48 horas para manusear o material. Leitores que receberam o empréstimo demonstraram-se extremamente gratos e avaliaram a ação de forma positiva”, pontuou a prefeitura.

A Secretaria de Cultura de Extrema salienta que para ser atendido com a “Biblioteca em Casa Mais 60”, basta ter mais de 60 anos e estar cadastrado na Biblioteca Municipal. Também é possível fazer o cadastro no ato da solicitação do empréstimo.

Uma das moradoras de Extrema, Sandra Veiga, de 64 anos, se inscreveu para receber os livros em casa.

“Com essa epidemia não se pode ir para rua consequentemente não se pode ir na biblioteca. A iniciativa faz voltar a antiga e boa virtude de ler, e o pessoal é muito solícito. Eu sou operada de prótese no joelho não tenho condições de ficar andando muito ainda, então eu considero que tenho a mordomia deles trazerem os livros pra eu ler e ainda buscam de volta. Ajuda pessoas que não podem se locomover ou não tem tempo a ler mais, receber coisas boas dentro de casa”.

Covid-19 em Extrema e toque de recolher

A cidade na divisa com o estado de São Paulo é o município do Sul de Minas com mais casos de coronavírus. Segundo o último boletim municipal, divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (23), Extrema tem 300 casos confirmados de Covid-19.

Cinco pessoas morreram, seis estão internadas e 31 estão em isolamento domiciliar. Pelo menos 258 pessoas já se curaram da doença.

Por conta da evolução de casos, a Prefeitura de Extrema decidiu prorrogar mais uma vez o decreto que determina o toque de recolher no município. A medida segue agora até o dia 30 de junho e visa combater o avanço do coronavírus na cidade.

Com a decisão, fica proibida a circulação de pessoas em espaços públicos todos os dias, das 23h30 às 6h do dia seguinte. Segundo a prefeitura, o decreto pode ser prorrogado de acordo com a evolução da Covid-19 em Extrema.

Além do toque de recolher, a cidade tem outras medidas como interdição de atrativos turísticos por tempo indeterminado e normas para funcionamento de estabelecimentos de acordo com a categoria, que incluem uso de máscaras e limitação da capacidade, publicadas no dia 16 de junho.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais