Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Álbum de estreia do Led Zeppelin completa meio século

led-zeppelin-i-50
Este último sábado foi marcado por um dia muito especial para o mundo do rock, nesta mesma data, há exatos 50 anos, o Led Zeppelin lançava nos Estados Unidos o seu disco de estreia. O trabalho auto-intitulado que saia naquele 12 de janeiro de 1969 serviria de base para os novos caminhos que o rock´n´roll tomaria daquele momento em diante.

A banda de hard rock mais influente de todos os tempos gravou seu disco de estreia em poucas sessões (36 horas no total) entre setembro e outubro do ano anterior no Olympic Studios, em Londres, com um orçamento de cerca de duas mil libras, que saíram do bolso de Jimmy Page.

A produção de Led Zeppelin I, como ficou conhecido o álbum, foi toda de Page, que colocou em prática muito do que havia absorvido de sua passagem pelos Yardbirds. No final dos anos 60 ele já era um cara pra lá de experimentado e foi quem realmente criou o Led Zeppelin, como explica o jornalista e historiador do rock Mark Blake em seu livro “Bring It on Home: Peter Grant, Led Zeppelin & Beyond: The Story of Rock’s Greatest Manager”, lançado no fim do ano passado.

“O Led Zeppelin era uma banda do Jimmy Page. Foi ideia dele e ele juntou as peças e trouxe os outros para dentro. A primeira pessoa que entrou foi o empresário, depois chegaram os outros”, explicou Blake em recente entrevista que define o trabalho do agente da banda, Peter Grant (que está no título do seu livro), como fundamental para o sucesso do Led Zeppelin.

Foram manobras incomuns de marketing implementadas pelo seu empresário que ajudaram o grupo a alcançar o décimo lugar na Billboard 200, após seu lançamento de estreia que vendeu mais de oito milhões de cópias somente nos Estados Unidos. A mística envolta nesse trabalho inicial do Led Zeppelin foi tão forte que quando ele foi reeditado em 2014 (com um disco bônus com áudio de um show de outubro de 1969 em Paris), atingiu o top 7 na mesma parada americana.

O primeiro disco do Led Zeppelin apresentou ao mundo um rock brutal com inserção de elementos de blues, folk, jazz e improvisações que ninguém antes havia experimentado. Essa receita rende um sucesso que está longe de acabar, basta ver os comentários no post de celebração desta data na página oficial do grupo Facebook:

O Tracklist de Led Zeppelin I é este:

1. “Good Times Bad Times”
2. “Babe I’m Gonna Leave You”
3. “You Shook Me”
4. “Dazed and Confused”
5. “Your Time Is Gonna Come”
6. “Black Mountain Side” (instrumental)
7. “Communication Breakdown”
8. “I Can’t Quit You Baby”
9. “How Many More Times”

Aqui você ouve uma das faixas mais celebrada de “Led Zepelin I”, “Communication Breakdown”:

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais